• ligavpg@ligavpg.com

Na VPG Speed, em Laguna Seca, só dez se entenderam com o saca rolhas…

Na VPG Speed, em Laguna Seca, só dez se entenderam com o saca rolhas…


VPG Speed, 2ª Etapa, Laguna Seca.

Na encardida pista americana de Laguna Seca, com 3, 602 km e sua famosa curva Saca-Rolhas, 27 pilotos se inscreveram para disputar a 2ª etapa da categoria.

O traçado de Laguna Seca é veloz e técnico. Composto por onze curvas sendo que nove são rápidas e somente duas lentas, especificamente a curva 11, que antecede a reta dos boxes e a curva 2, no fim dessa mesma reta. Ultrapassagens nelas é preciso quase que jogar tudo contra a banca. E é claro, tem a Saca Rolhas, onde ninguém passa ninguém. Sua maior dificuldade reside no fato que o ponto de freada só fica visível quando se chega ao topo da elevação, o que assusta um pouco nas primeiras voltas. Depois, basta torcer para não encontrar ninguém atravessado lá em cima e… pau na máquina!

Portanto, largar na frente era fundamental e foi isso que se viu.

Com a melhor volta mudando de dono a cada giro, A. Vieira cravou 1:23.552 segs. e acabou com a conversa. Jef Richart bem que tentou, porém sua melhor passagem foi de 1:23.689 segs., que lhe garantiu o segundo posto. A. Bastos e F. Sakita se classificaram em terceiro e quarto, com tempos de 1:23.846 segs. e 1:23.970 segs., respectivamente. Spontão, que mostra evolução a cada prova cravou 1:24.175 segs. ficando à frente de M. Mattos, que não conseguiu nada melhor do que 1:24.177 segs., na sexta posição. Com 1:24.300 segs. R. Soeiro garantiu a sétima posição no grid, tendo M . Botosso ao seu lado, em oitavo, com 1:24.516 segs.. A. Akbar, com 1:24.598 segs. e E. Brock, com 1:24.609 segs. fecharam a lista dos dez mais rápidos.

Na largada, quem pulou melhor foi Jef Richart, que chegou à primeira curva na frente do pelotão, para a sorte de todos. Isso porque se o líder fosse um daqueles que gostam de correr com freio de mão puxado, haveriam incontáveis esbarrões e abandonos prematuros.

Com o Jef puxando o trem, todos seguiram mais ou menos ilesos com exceção de M. Mattos, que deu uma leve escapada o suficiente para perder várias posições. Mais atrás, foi a vez de se enroscaram E. Brock, L. Neto e F. Calado e perderam muito tempo para se livrarem da caixa de brita.

Na descida do Saca Rolhas, Spontão “virou o copo” um pouco mais tarde e acabou rodando, mas conseguiu retornar sem problemas aparentes.

Jef Richart fechou a 1ª volta na frente, com F. Sakita em 2º, A. Vieira em 3º, A. Bastos em 4º, Botosso em 5º, R. Soeiro em 6º, A. Akbar em 7º, Jr. Borborema em 8º, M. Mattos em 9º e L. Sampaio em décimo.

No complemento da 2ª volta, a ordem até os sete primeiros se manteve inalterada e Mattos já surgia em 8ª, com Jr. Borborema em 9º e Leandro, em décimo.

M. Botosso aproveitou para cravar a melhor volta até então, com 1:24.557 segs. e na volta seguinte é a vez de F. Sakita girar em 1:24.451 segs.

Os cinco primeiros, Richart, Sakita, Vieira, Bastos e Botosso imprimiam um ritmo muito veloz e a diferença de tempo entre o 1º e o 5º colocado era apenas de 2,4 segs.

Nessa mesma volta Jon Richart e Jr. Borborema, trocaram de posição por diversas vezes na disputa pela 9ª posição, que acabou ficando com Jon.

No pelotão da frente Jef Richart seguia na liderança e foi a sua vez de cravar a melhor volta, com 1:24.304 segs.

F. Sakita e A. Vieira iniciam um feroz duelo pela 2ª posição e a diferença entre eles não ia além do que 3 décimos até que na subida para o Saca Rolhas, Vieira ultrapassou Sakita, em uma manobra de coragem e frieza.

No início da 6ª volta, A. Vieira partiu para o ataque do líder Richart, que para se defender queimava o dianteiro esquerdo no contorno do Saca Rolhas. Daí para frente, a cada curva ficava evidente que algo havia com a barata de Jef e novamente no Saca Rolhas, Vieira embutiu no líder que graças ao seu talento e experiência se manteve à frente.

A. Bastos era o 4º, um pouco mais distante dos líderes, escorregou, atravessou e perdeu a posição para M. Botosso, agora a 3.1 segs.do líder Richart.

Na 8ª volta, a briga pela liderança continuava. Vieira se colocou muito bem para contornar a curva lenta após a linha de chegada e com uma manobra arrojada tomou a liderança de Jef Richart, que passava a ter agora F. Sakita a pressioná-lo.

No meio do pelotão, Spontão e C. Inglês brigavam asperamente pela 13ª posição, que depois de algumas lixadas de portas acabou ficando com o 41 de Spontão.

F. Sakita cravou a melhor volta, com 1:24.125 segs. e se aproximou ainda mais de Richart.

Na 11ª volta, o líder A, Bastos melhorou o recorde de volta para 1:24.059 segs. deixando um pouco mais para trás Jef Richart, empurrado cada vez mais por Sakita.

No complemento da 13ª volta, M. Leandro que vinha em 18º chapou o muro na subida para o Saca Rolhas, que provocou o estouro do dianteiro direito e o obrigou a antecipar sua parada.

No início da 14ª volta volta, Sakita assumiu a segunda posição de Richart e partiu no encalço de Vieira, que tinha à frente um retardatário subindo para o Saca Rolhas. Ao se preparar para ultrapassá-lo e não se sabe como nem por que, Bastos e o retardatário acabaram se enroscando e a liderança acabou caindo no colo de Sakita.

Na 15ª volta a liderança era de Sakita, com Richart em segundo (+ 0,5 segs.), Botosso em terceiro (+3,8 segs.), Bastos vinha em quarto (+ 7,7 segs.), Soeiro era o quinto (+ 10,1 segs.), Mattos em sexto (+13,8 segs.), Akbar ocupava a sétima posição (+ 18,7 segs.), Jon Richart era o oitavo (+ 19,7 segs.), Borborema em nono (+ 28,0 segs.) e Spontão em décimo (+30,0 segs.).

Quem se animou novamente foi Jef Richart, que acelerou e se aproximou do líder F. Sakita até a 18ª volta, quando foi para sua parada obrigatória e deixou Sakita sossegado na frente.

Com a parada de Richart, M. Mattos assumiu a segunda posição enquanto que Jef retornava à pista na sétima posição atrás de M. Botosso, que foi ultrapassado por Jef antes do contorno do Saca Rolhas.

Com a vantagem a seu favor, F. Sakita fez a sua parada deixando M. Mattos na liderança, que durou apenas uma curva. Após contornar a curva que antecede a reta dos boxes, Mattos acelerou cedo demais e seus pneus gastos não seguraram o carro, que foi direto contra a mureta, destruindo completamente a frente e acabando com suas pretensões de brigar pela ponta.

Sakita retornou à pista e logo retomou a liderança de Mattos que se arrastava pela pista e ainda em segundo, com Bastos em terceiro, Borborema em quarto e Jef Richart já em quinto.

A essa altura, já haviam abandonado V. Nogueira, A. Vieira, C. Santos e M. Guimarães.

Faltando menos de 17 minutos para o término da prova, F. Calado e Jon Richart proporcionaram uma bela disputa pela nona posição até que Calado, na moita, entrou no box para a parada obrigatória.

F. Sakita abriu a 24ª volta na liderança com 9,5 segs. de vantagem sobre A. Bastos, que sofria intensa pressão de Jef Richart, em terceiro. E quase sem diferença entre eles subiram até o Saca Rolhas e despencaram morro abaixo, com Richart procurando um espaço para a ultrapassagem, que somente aconteceu no início da 25ª volta, na entrada da primeira curva após a linha de chegada.

No fim da prova, Spontão ultrapassou A. Akbar e assumiu a sexta posição enquanto M. Mattos, que ainda se arrastava pela pista tentando trazer seu danificado carro até a linha de chegada, brigava com Borborema pela nona posição. Ao disputarem a curva da entrada da reta dos boxes acabaram por se tocar e Borborema foi dar um passeio pela caixa de brita, de onde demorou muito para se livrar.

Após 50:14.955 segs. F. Sakita cruzou em primeiro de pois de completar 34  voltas, com uma média horária de 150.4 km/h e percorrer uma distância de 125,934 km.

Jef Richart ficou em segundo (+ 2,830 segs.) com A. Bastos em terceiro (21.611 segs.). R. Soeiro foi o quarto (+51.0 segs.) com um surpreendente Jon Richart em quinto (+51,0 segs.). Jr. Borborema foi o sexto (+ 1 lap) com D. Daisson em sétimo (+ 1 lap). G. Veloso ficou com a oitava posição (+1 lap) enquanto B. da Mata chegou em nono (+1 lap) e L. Neto (+1 lap), o décimo e último dos que conseguiram completar a prova.

Pelo baixo número de sobreviventes pode se concluir que depois dos “bebuns”, muito pouca gente curte um saca rolhas!

por Flavio Monteiro para Box 49 Produções

Confiram a pontuação do campeonato e o replay da corrida no menu acima.

Até a próxima etapa com  mais emoções em Oberá na Argentina dia 28.02.2011…

A VPG te espera lá!

Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

5 comments so far

jr borboremaPublicado em3:15 pm - fev 22, 2011

eu naõ tomei volta não Mattos, ta maluco…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…olha o processo por danos morais….hehehehehe…

excelente e detalhada materia….abraço.

Marcelo LeandroPublicado em3:37 pm - fev 22, 2011

“No complemento da 13ª volta, M. Leandro que vinha em 18º chapou o muro na subida para o Saca Rolhas, que provocou o estouro do dianteiro direito e o obrigou a antecipar sua parada.”

hahahah somente assim pra ganhar fama, não comentaram a ultra-passagem por fora na curva 2 em cima do Chico… até o Mike falou “manobra ousada!

Caramba ficou show a matéria foi relatado os melhores e piores momentos da prova! parabéns ao Mattos e o Monteiro

Luiz Henrique CostaPublicado em3:52 pm - fev 22, 2011

Cacá, excelente matéria!

Só queria fazer uma correção: eu, Marcelo Leandro, Chico Ingles e o Leandro Heredia também completamos a prova!

Luiz Henrique CostaPublicado em3:54 pm - fev 22, 2011

Opa, peço desculpa pela confusão no nome dos autores no comentário anterior.

Parabéns pela matéria, bem humorada e completa!

Anderson BastosPublicado em5:45 pm - fev 22, 2011

Corridaça.. foi show mesmo.. alto nivel..
Parabens a todos e aos editores da materia..
ficou bala..

[]s a todos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.