• ligavpg@ligavpg.com

Entre “Cacos e cavacos” Mike vence primeira na temporada

Entre “Cacos e cavacos” Mike vence primeira na temporada

“…Judia de mim; Judia…Entre cacos e cavacos sobrei eu, duro nos cascos bem curtidos…”. (Zeca Pagodinho e o trecho da música “Judia de mim”)

Este trecho da música do Zeca retrata bem o que aconteceu durante a terceira etapa de SPA Francorchamps na categoria OPEN, com muitos acidentes e abandonos se os carros pudessem falar falariam que foram judiados, e os seis primeiros carros que terminaram diriam exatamente o final do trecho que diz que entre cacos e cavacos sobraram eles. Os três primeiros do Grid alinharam da seguinte forma: em 1° Mike dos Santos, em 2° Rafael Nunes e em 3° Jeferson Richart e assim se deu início a corrida que traria muitas emoções pela frente.

Na largada Júlio Cézar da abertura a sequência de escapadas e seguintes acidentes que aconteceriam durante a corrida quando perde o carro na subida da EAU ROUGE, com isso ele acaba perdendo um tempo enorme logo no começo da corrida, aparentemente não danificou o seu carro a ponto de prejudicar a sua corrida, mas teve que “remar” um bocado para acompanhar novamente o pelotão de frente. Em seguida Jonatan Richart pegou a zebra e rodou na frente de Flávio Lumbreras que acabou saindo da pista e bateu danificando suas rodas e jogo de suspensão, e assim, dando adeus a sua corrida abandonou. Outro que o seguiu como exemplo foi Jorge Hernandes que pisou com o carro também em cima da zebra e bateu muito forte na barreira de pneus abandonando a prova, logo em seguida foram Júlio Cézar, Fábio Pra, e Etienne Caron.

Lá na frente Mike dos Santos e Rafael Nunes brigam na reta antes da Bus Stop e Mike que havia se desconcentrado um pouco toma novamente a ponta e começa abrir vantagem para os que o seguiam. Jeferson Richart e Rafael Nunes disputam posição na reta Kemmel e na entrada da Les Combes Jeferson Richart toca levemente a roda traseira de Rafael Nunes que desequilibrou e foi parar na área de escape, mas o mesmo conseguiu voltar a pista na frente do André Vial na 5º colocação.

Enquanto isso Mike dos Santos estava abrindo 2 segundos de vantagem contra Jeferson Richart que depois da confusão com Rafael Nunes estava na 2º posição. André Vial que vinha fazendo uma boa corrida começa a caçar Rafael Nunes, mas quando chegaram na La Source, Vial perdeu o controle do carro e rodou ficando atravessado na pista, esperou por algum tempo e quando achou que não havia mais carro deu marcha ré, e para sua surpresa… Chico Inglês aparece por trás do cotovelo e quase é acertado por Vial, tirou “fina” mas não acertou…

Mike dos Santos que vinha voando baixo crava a melhor volta da corrida com 2:18 e Jeferson Richart na cola dele para tentar brigar pela 1° posição. Aos 38 minutos apenas 11 carros permaneciam na pista, como todos sabem SPA Francorchamps não da margem para erros, qualquer desatenção ou maior abuso das zebras vai dançar levantando poeira no mês das festividades de São João como disse o nosso amigo Allan Akbar! (eu que o diga…) As áreas de escape com caixas de areia não seguram o carro,principalmente os monopostos que são mais baixos.

Marcelo Matos depois de sua “Luxação no pulso” na última etapa vinha tentando se recuperar na corrida fazendo uma pilotagem bem agressiva, mas estava a 53 segundos do 1° colocado Mike dos Santos. Depois de uma disputa acirrada entre Amax e Chico Inglês na Pouhon, Vial que vinha comboiando os dois, se aproveita da deixa do Chico e o passa ainda tocando levemente seu carro. Vial estava decidido a “Judiar” de seus oponentes, lógicamente no bom sentido, e na saída da EAU ROUGE aos 34 minutos persegue ferozmente Amax e como vinha muito embalado e claramente com um melhor acerto do carro na reta acaba superando o piloto da Vira Copos, mas na entrada da segunda perna da Les Combes Adriano Amax toca a traseira de Vial e o mesmo vai parar na brita batendo forte e não podendo continuar com a  corrida, assim seu carro ficou “entre cacos e cavacos” judiado no canto até ser rebocado.

Amax depois do toque no Vial precisou reparar o seu carro e entrou nos boxes, mas segundo declarações do próprio Amax ao vivo durante a transmissão da Race Brasil logo depois do incidente, não entendeu o trabalho de equipe Vira Copos que não reparou o seu carro e muito menos reabasteceu, com isso seu combustível acabou e ele abandonou indignado com a equipe de boxes. Com certeza a equipe terá que dar boas explicações por este erro. Para não perder o costume, Felipe Nardi, Wantuil Rodrigues e Luiz H. Costa abandonam próximo do final da corrida. Marcelo Matos que vinha andando no limite o tempo todo roda e bate na mureta e abandona depois que a sua suspensão ficou sem condições de prosseguir. Marco Memória e Rafael Nunes abandonam aos 22 minutos e aos 21 minutos Mike e Jeferson vão para seus pit stops, Mike consegue fazer 9 segundos de paragem contra 15 segundos de Jeferson, isto porque Mike preferiu não trocar o pneu arriscando levar o carro até o final como estava, já Jeferson trocou os pneus e vinha muito mais equilibrado na busca pela primeiro lugar, mas essa diferença de tempo nos pits custou caro para Jeferson Richart que se esforçou para buscar Mike.

Com 5 segundos de vantagem e que foi caindo aos poucos até a última volta Mike dos Santos consegue se manter a frente de Jeferson e vence a corrida com méritos de não “Judiar” do carro e conseguir “entre cacos e cavacos” a primeira vitória na temporada.

E tudo ficou assim:

Mike dos Santos (Nosso Galvão Bueno do AV)

Jeferson Richart (ICE MAN)

 Jonatan Richart (Brother do ICE MAN)  

O VT da corrida pode ser conferido clicando aqui.
O resultado final da corrida pode ser conferido clicando aqui.
A classificação completa do campeonato pode ser conferida clicando aqui.

 

Até a próxima em Las Vegas!


  

Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.