• ligavpg@ligavpg.com

Jeferson Richart mostra em Oberá porquê é líder na SPEED

Jeferson Richart mostra em Oberá porquê é líder na SPEED

 

III Etapa VPG Speed – OBERA – 28/02/11

JEFERSON RICHART MOSTRA EM OBERA PORQUE É LÍDER DO CAMPEONATO

Para disputar a III Etapa da categoria Speed o circo da Liga VPG desembarcou na República Argentina e rumou para a província de Misiones, onde fica a sinuosa pista de Obera. Com um traçado curto de apenas 2.726 mts. a tarefa dos inscritos para a prova parecia facilitada, uma vez que grande parte da turma que anda entre os primeiros como o F. Sakita, o líder do campeonato, M. Mattos, D. Daisson, entre outros, ficaram de fora.

JEF Richart não teve muita dificuldade para conquistar a pole e cravou 1:44.629 segs. na sua melhor passagem. Spontão encontrou os atalhos do traçado e registrou 1:44.709 segs. e ficou com a segunda posição no grid. FDog foi outro que depois de muito “farejar” e acabou ficando com o terceiro posto com 1:44.825 segs. Em seguida ficou R. Soeiro, com 1:44.865 segs. A. Vieira e L. Neto conquistaram a quinta e sexta posições com os tempos de 1:44.879 segs. e 1:44.965 segs., respectivamente. JON Richart apareceu em sétimo, com 1:44.986 segs. enquanto E. Brock não foi além de 1:45.008 segs. e acabou em oitavo. M. Leandro, com 1:45.184 segs. fez o nono tempo e L. Sampaio o décimo, com 1:45.220 segs.

Tudo indicava que não seria fácil a galera acompanhar o ritmo de JEF Richart e foi isso que se viu após as luzes vermelhas se apagarem. O piloto da Racers4Fun fez uma largada perfeita e pulou na frente do pelotão, que se comportou educadamente durante as duas primeiras curvas após a linha de partida. Destaque para FDog, que assumiu a segunda posição deixando Spontão em terceiro. L. Neto foi outro que se deu bem e pulou para a quarta, trazendo R. Soeiro em quinto, A. Vieira em sexto, A. Bastos em sétimo, JON Richart em oitavo, E. Brock em nono e L. Sampaio, em décimo.

Na 2ª volta, Spontão andava mais do que o carro para tentar segurar o assédio de L. Neto e acabou escorregando, o que lhe custou a perda da terceira posição para o piloto do carro 41.

JEF Richart fechou a 2ª volta com 1:45.270 segs. e abriu a 3ª na liderança, com FDog em segundo (+ 1.418 segs.), L. Neto em terceiro (+ 2.218 segs.), Spontão em quarto (+ 2.879 segs.). R. Soeiro era o quinto (+ 3.178 segs.), A. Vieira em sexto (+ 3.785 segs.), A. Bastos em sétimo (+ 4.243 segs.), E. Brock em oitavo (+ 5.498 segs.), JON Richart em nono (+ 5.805 segs.) e L. Sampaio em décimo (+ 6.532 segs.).

No transcurso dessa volta, L. Neto deu uma atravessada, perdeu várias posições e acabou ficando na alça de mira de A. Vieira, que era o sexto e animou-se para tomar-lhe a quinta posição. Brigaram educadamente por várias curvas, mas L. Neto se manteve na frente.

A 3ª volta não foi boa para A. Bastos, o Blackbird, que durante a disputa com os que iam à sua frente, acabou atravessando para não bater no adversário mais próximo e caiu para a 14ª posição.

Nessa volta, L. Neto antecipou sua parada no box e JEF Richart cravou 1:45.084 segs. e abriu a 4ª volta na liderança com uma diferença de 1.806 segs. sobre FDog, em segundo; 2.941 segs. sobre Spontão, em terceiro; 4.028 segs. sobre R. Soeiro, o quarto e 6.091 segs. sobre A. Vieira, quinto.

Mais atrás L. Sampaio apertava JON Richart, que fritava pneus para se manter na sexta posição, enquanto mais atrás Jotaerre Borborema superava M. Leandro e já fazia pressão sobre C. Inglês, o nono colocado.

A. Bastos, o Blackbird, voava baixo e já ocupava a 13ª e via logo a frente, a turma dos dez primeiros.

JEF Richart fechou a 6ª volta em 1:45.475 segs. e abriu a 7ª com uma vantagem de 1.558 segs. sobre FDog, em segundo e 2.925 segs. sobre Spontão, em terceiro.

Blackbird A. Bastos mandava ver e já era o 12º, tomando a posição de G. Veloso, que andava próximo de L. Sampaio, em 11º, que por sua vez não desgrudava de Jotaerre Borborema, que ia em 10º e metros atrás de C. Inglês, o 9º colocado.

Por várias voltas e seguidas curvas, Inglês e Jotaerre chegaram a ficar “side by side” até que na 11ª, Jotaerre se enfiou por dentro na aproximação de uma curva a direita e tomou a nona posição de C. Inglês, que passou a ser pressionado por M. Leandro, que também o ultrapassou. Quem também veio para a festa foi A. Bastos, que rapidinho tomou a posição de Leandro, que já tinha sido novamente ultrapassado por C. Inglês.

Entrando na 12ª volta, JEF Richart liderava com FDog em segundo, Spontão em terceiro, Vieira em quarto, Soeiro em quinto, Sampaio em sexto, JON Richart em sétimo, Brock em oitavo, Jotaerre em nono e Bastos, já em décimo,

Com 25 minutos de prova e 14 voltas completadas, o líder JEF Richart abriu os trabalhos de box entre os ponteiros e com isso, FDog mostrava o caminho aos demais. Spontão vinha em terceiro e tão colado ao escape do carro de Dog que não teve dificuldades para assumir a ponta.

No decorrer dessa volta, Vieira que vinha em 3º, desceu embalado para o curvão à direita, deixando para frear o mais tarde possível. Com tal manobra pode se colocar ao lado de Dog na aproximação da próxima curva, a esquerda e assumir a segunda posição.

E depois de manobras e ultrapassagens arrojadas de Spontão, o líder, Vieira o segundo, e FDog, terceiro, todos foram juntos para o box!!!

A liderança ficou momentaneamente com R. Soeiro, com L. Sampaio em segundo, E. Brock em terceiro, JEF Richart já em quarto e A. Bastos, em quinto.

Na 17ª volta foi a vez de A. Bastos fazer sua parada. O Blackbird vinha em terceiro e resolveu fazer uma parada voadora, para não perder muito tempo. Entretanto, entre o Blackbird e o box havia um muro e a pancada foi tão forte que o nosso amigo Bastos foi catapultado novamente para a pista, pousando à frente de Spontão que com aquele “pássaro” na sua frente, foi quase até o Uruguai para evitar a batida, que acabou conseguindo. Entretanto, como cruzou a linha de chegada sobre a grama, não teve sua volta computada e aparecia agora em 14º lugar.

Essa também foi a última volta de E, Brock na prova, obrigado a abandonar com problemas de motor.

Alheio aos problemas, JEF Richart fechou a 18ª volta em 1:46.223 segs., trazendo A. Vieira em segundo, que nesse giro cravou a melhor volta da corrida com 1:44.662 segs. a 7.187 segs. do líder. FDog era o terceiro (+10.000 segs.), R. Soeiro o quarto (+ 13.527 segs.) e L. Sampaio em quinto (+ 14.385 segs.).

No complemento da 21ª volta foi a vez do carro de FDog apresentar problemas quando o motor do seu carros começou a soltar fumaça, fazendo com que seu piloto aliviasse a pressão sobre o da direita e com isso ver ameaçado seu 3º lugar por R. Soeiro, Spontão, ainda com a posição “sub judice” e L. Sampaio.

Aconteceu que o motor de Spontão também não agüentou o coro e abriu o bico, obrigando-o a abandonar. Jotaerre Borborema não quis ver Spontão sozinho nessa parada e também abandonou, com o mesmo problema.

FDog conseguia fazer seu carro seguir adiante, mesmo fumando e se mantinha a frente de R. Soeiro, que tinha L. Sampaio logo atrás, para quem acabou perdendo a posição. Curvas adiante. Sampaio tocou o carro de Dog, que reduzia o ritmo a cada curva, mas quem assumiu a terceira posição foi R. Soeiro, que se aproximara dos dois.

No complemento da 24ª volta, JEF Richart na liderança crava 1:45.562 segs. com A. Vieira em segundo (+ 5.559 segs.), R. Soeiro em terceiro (+ 18.402 segs.), L. Sampaio em quarto (+ 19.042 segs.), L. Neto em quinto com JON Richart em sexto , colado em Neto e proporcionado uma bela briga.

Após 51:33.957 minutos de prova, JEF Richart cruzou a linha de chegada em primeiro após percorrer uma distância de 127.085 km a uma velocidade média de 147.9 km/h.

R. Soeiro foi o segundo (+17.856 segs.). L. Sampaio foi o terceiro (+18.326 segs.) com JON Richart em um ótimo quarto lugar (+34.253 segs.) e L. Neto em quinto (+ 53.047 segs.). G. Velloso foi o sexto (+ 1:04.280 segs.), M. Leandro cruzou em sétimo (+ 1:15.387 segs.), com C. Inglês em oitavo (+ 1:15.784 segs.), A. Vieira foi o nono e A. Castinheira, o décimo.

E para provar que a frase de J. M. Fangio de que “carreras son carreras” é a mais pura verdade, A. Vieira, que fazia uma excelente corrida e ocupava a segunda posição e L. Neto, outro que andou muito, ficaram sem combustível na reta de chegada da última volta!

Após a prova de Obera, o campeonato ficou assim:

1º   Jeferson Richart:      85 pts.

2º   Fabio Sakita:            62 pts.

3º   Ricardo Soeiro:        46 pts.

4º   Anderson Bastos:    42 pts.

5º   Jonatan Richart:       35 pts.

6º   Gastão Velloso:        30 pts.

7º   Leonardo Sampaio: 29 pts.

8°   Lysandro Neto:         29 pts.

9º   Jr. Boroborema:       28 pts.

10º  Artur Vieira:               27 pts.

Até a próxima, galera!

Por Flavio Monteiro para BOX 49 Produções (http://box49producoes.blogspot.com/)

Até o Grande Prêmio de Denver… a VPG te espera lá!

Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.